Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]


poster

 

Há cartazes e cartazes, cada um e eventualmente, com o seu objectivo muito específico. Hoje, a ideia é dar algumas dicas para a construção de posters e cartazes de concertos. Ainda que o foco seja o digital, a verdade é que a maior parte destas dicas aplica-se igualmente aos cartazes de papel que todos os dias são colados por essas paredes fora. Umas mais importantes que outras, umas mais discutíveis do que outras, junto seguem 20 dicas aplicáveis à construção de cartazes digitais para promoção de concertos ou eventos:

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:46

Músicos em rede com o Kompoz

por Rui Dinis, em 16.03.14

Kompoz

 

Se há plataforma que melhor poderia ser definida pelo título deste blog, é exactamente esta, o Kompoz. É uma ideia simples e curiosa ainda que já pouco original na sua génese. Genericamente e disponibilizando uma série de recursos facilitadores, o Kompoz assenta numa ideia de colaboração com músicos de todo o mundo através da Internet. Como os próprios referem na página principal do site, com o Kompoz podes criar canções com um baixista em Estocolmo, um baterista em Nashville e um guitarrista em Kalamazoo. Tem um plano gratuito.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:40

 

redes sociais

 

Para se estar online é necessário saber estar; estar de uma forma equilibrada e coerente. Não vale a pena estar presente numa dúzia de redes sociais, se depois não temos tempo nem capacidade para responder às necessidades de cada uma. É certo que músicos e bandas têm hoje na Internet uma poderosíssima ferramenta de promoção. Mas é igualmente certo que quando mal utilizada, esta vira-se rapidamente contra nós. Geralmente, de uma forma bem mais acutilante e destruidora. Ainda que sejam muitas as soluções, aqui fica a minha proposta, são 10 plataformas sociais para músicos e bandas marcarem presença:

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:50

blasted mechanism

 

Bem, o mais certo é nunca ter sequer ouvido falar deste conceito. E com razão, este é um conceito do universo do Marketing e da Gestão e que em princípio, nada teria a ver com o universo da música; em princípio. O que tentarei fazer aqui é uma adaptação do USP (Unique Selling Proposition), em português Proposta Única de Valor ou apenas Proposta de Valor, ao mundo da música e ao conceito existente por detrás de uma banda, um projecto, um músico. E por USP ou Proposta de Valor, de uma forma bastante simplificada, entenda-se aquilo que uma empresa ou um produto, por exemplo, tem para oferecer de diferente em relação ao que os seus concorrentes já oferecem. Aplicado ao meio musical, o que pode diferenciar determinada banda das restantes que a rodeiam? Que caracteristica tem determinado projecto ou música que a torna realmente inconfundível?

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:00

cronicasdaterra

 

São muitos e diversos, os espaços de divulgação online de música, ora sob a forma de blog, ora sob a forma de webzine, são inúmeros os espaços online para onde bandas e artistas em geral podem enviar as suas notas de imprensa, os seus discos, os seus e-mails, etc. Mais ou menos completos e diferentes objectivos, junto segue uma lista de 25 - na verdade são 25+1 somando o da casa. Não são os melhores nem os piores, são apenas 25 que conheço e gostaria de divulgar aqui. Outros existirão e que certamente desconheço ou me estão agora a falhar, se assim for, sintam-se à vontade para os divulgar na zona de comentários. Aqui vão, por ordem alfabética:

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:47

cdbaby

 

É verdade, o CDBaby é brutal! Consequentemente, é brutalmente redutor pensar que o CDBaby é apenas uma loja online para venda de música digital. Para além dela própria se considerar a melhor loja de música independente em toda a web - eventualmente com razão, ela é na verdade muito mais do que isso. Ela é um enorme centro de recursos colocado à disposição dos músicos no sentido de venderem a sua música. Não é um serviço gratuito, é verdade, mas os preços até são interessantes.

 

Eis alguns dos principais serviços do CDBaby:

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:50

nome de uma banda

 

Mais ou menos complicada, é uma tarefa importante, esta da escolha do nome para um projecto ou para uma banda. Ao início, até poderá não parecer tão importante assim, mas se eventualmente algum reconhecimento começar a bater à porta, vão certamente arrepender-se de algumas más escolhas. Depois, mais importante se torna este assunto quando o enquadramos na Internet. Nesta era do Grande Google, onde tudo precisa de estar online, e para ser encontrado tem de estar à mão de semear, mais importante se torna encontrar um nome que possa ser facilmente encontrado online.

 

A escolha do nome para um projecto passará sempre por um processo pessoal, e por isso não há soluções miraculosas que clarifiquem desde logo esse processo, ainda assim, há algumas dicas que podem ser dadas, sabendo que mesmo essas, nunca poderão ser levadas 100% à letra, uma vez que a sua aplicação dependerá também em parte do contexto em causa.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:38

Tweet for a Track para Músicos

por Rui Dinis, em 20.02.14

tweet for a track

 

Depois de há dias ter apresentado por aqui 10 razões para uma banda utilizar o twitter como meio de promoção, deixo-vos hoje uma ferramenta bem interessante, até para darem aquele pontapé de saída. Chama-se Tweet for a Track e tem um conceito bastante simples. A ideia é trocar um tweet ou uma mensagem por uma faixa grátis. O interessado tweeta na sua conta o pretendido pela banda e em troca recebe uma música grátis da banda. Funciona no Twitter e no Facebook. É experimentar.

 

[http://www.tweetforatrack.com]

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:34




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Receba as novidades por e-mail






Comentários recentes



Mensagens

subscrever feeds


Web Analytics