Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



you tube logo

 

Há uns tempos atrás, o João Pedro da Costa alertava-me, simpaticamente, para uma certa leveza na abordagem que fiz no e-book "Música, Net & Blogs" quando tratei da importância do vídeo na Internet para músicos e bandas. É um facto e a verdade é que nunca mais me esqueci de tal questão. O artigo de hoje vai exactamente nesse sentido, a ideia é apontar 10 razões para músicos e bandas criarem um canal no You Tube. Sem entrar especificamente pela vertente mais comercial, os músicos de hoje não podem de facto ignorar o poder do You Tube como meio de promoção.

 

1. O You Tube é o 3º sítio mais visitado em todo o mundo, logo a seguir ao Google e ao Facebook - 2º para busca de informação. Em 2013, foi 4º em Portugal, dada a diferenciação do Google em .pt e .com. Não se pode ficar de fora, é mesmo obrigatório marcar presença.

 

2. Dando mais força ao ponto anterior, o You Tube é uma das plataformas mais utilizadas para ouvir música. Há estudos que apontam para o facto de ser mesmo a mais utilizada. E esta é uma ideia cada vez mais generalizada: se quer encontrar uma música é procurá-la no You Tube.

 

3. Daí que e no seguimento dos pontos anteriores, torna-se claro que o videoclip não é a única solução promocional para fazer uso do You Tube. Não havendo condições para a realização de um videoclip - técnicas ou financeiras, é de todo aconselhável o simples upload da música abrilhantada por uma imagem da capa do disco ou fotografia do grupo. 

 

4. Se não têm condições para a realização de um videoclip mas o streaming da música também vos parece uma solução demasiado simples, outra possibilidade interessante e cada vez mais em voga, passa pela criação de um "lyric video" - um vídeo com a letra da canção. Não tem de ser tecnicamente tão exigente e pode ter resultados interessantes. A plataforma disponibiliza até um pequeno editor para ajudar nesta e noutras tarefas (http://www.youtube.com/editor).

 

5. Mas não acaba aqui o rol de possibilidades de utilização do You Tube como ferramenta de promoção. Eis mais algumas: teasers de novos discos ou concertos futuros; video press-kits; concertos ou excertos de concertos; entrevistas; gravações de participações na TV; studio reports; etc.). A possibilidade de criar playlists pode ajudar à organização e disseminação de tudo isto.

 

6. É também importante como espaço de interação com os fãs (através dos comentários, subscrições, gosto ou não gosto, etc.), possibilitando-se também aos mesmos a composição de playlists com os seus artistas favoritos.

 

7. Ainda na vertente social, o You Tube permite obviamente uma facilidade de partilha que deve ser aproveitada. A isto junta-se ainda a possibilidade de incorporar o vídeo por sites e redes por esse mundo fora.

 

8. A facilidade de criação de boletins informativos permite à banda manter os seus seguidores a par das novidades.

 

9. Pode ainda aproveitar-se para incorporar nos vídeos animações com outro tipo de informação. O You Tube dispõe de algumas ferramentas que permitem a inclusão no vídeo de mensagens, comentários em balões, legendas, ligações para sites, para lojas, etc..

 

10. São cada vez mais as plataformas e aplicações online a utilizar para o seu funcionamento a música e os vídeos alojados no You Tube. Vejam por favor os excelentes casos de produção nacional, Musikki wave.cat.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:52





Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Receba as novidades por e-mail






Comentários recentes



Mensagens


Web Analytics