Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



xutos website

 

O termo obrigatório deve aqui ser entendido com alguma reserva, em todo o caso, o que se tentou neste artigo foi apresentar uma estruturação relativamente completa do website de uma banda ou projecto musical. Naturalmente, não virá mal ao mundo se determinado projeto entender que o seu website não necesita de determinada área. Cada um fará a sua avaliação. Questões relacionadas com eventuais políticas de privacidade ou de loja, questões de copyright, sitemap ou uma área de FAQ, ficarão para outro dia, numa abordagem a áreas mais específicas. Centremo-nos então nestas 10 principais:

 

1. Notícias - Geralmente aproveitada para a homepage, é normal que o website de uma banda possua uma área de notícias.


2. Banda ou Biografia - Esta área deverá ser dedicada ao historial da banda ou biografia do músico. Deve incluir-se igualmente a composição actual do projecto. Não havendo condições ou não fazendo sentido ter um website totalmente bilingue, esta é uma boa secção para avançar nesse sentido.

 

3. Discografia - Inclua a discografia completa, ficha técnica, alinhamento, artwork e letras.

 

4. Agenda - Concertos e tournées são informação obrigatória. Se for o caso, não se esqueça de incluir links para bilheteiras online.

 

5. Multimedia - É uma área muito importante e deve estar organizada por músicas para audição, fotografias e vídeos.

 

6. Loja - Loja, ou links para uma loja onde se possam adquirir os discos e merchandising da banda.

7. Imprensa - Pode incluir-se nesta área dois tipos de informação: a) notas de imprensa digitais para os media interessados; b) recortes da presença da banda nos media, online ou não.


8. Comunidade - A construção de uma comunidade de fãs é muito importante. Inclua no website os diversos widgets das principais redes sociais - facebook e twitter. Outra solução pode mesmo passar pela inclusão de um fórum de discussão no próprio website. De uma forma ou de outra, não se esqueça de disponibilizar os links das redes sociais onde a banda marque presença.


9. Extras - Criada a comunidade, nada melhor que oferecer uns mimos aos fãs. Nestes, podem incluir-se os download gratuitos de mp3, wallpapers, ringtones, passatempos, etc.


10 Créditos & Contactos - Por fim, é muito importante disponibilizar todo o tipo de contactos, não só os da banda, mas também os do booking e do management, se for caso disso. Se for necessário atribuir créditos ou referir patrocínios, esta poderá ser a área para isso.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:33





Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Receba as novidades por e-mail






Comentários recentes



Mensagens


Web Analytics